Uma alimentação saudável traz benefícios não só para nosso interior, mas para o exterior também. Por isso, é sempre importante ingerir todos os nutrientes necessários. O colágeno é um deles. Essa proteína é conhecida como a “fonte da juventude”, mas não é só ela que deixa a cútis com aspecto bonito. Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena, explica o porquê.
+ Muito além do sexo: BDSM ajuda a melhorar sua autoestima e relações
+ Quer mudar o cabelo em casa? Confira dicas de uma profissional
“Ingerir o colágeno é uma grande ajuda para a pele, mas uma pele bonita e saudável é a somatória de alguns fatores”, começa. “Tomar muita água, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios, evitar o estresse e proteger a pele contra a poluição, a radiação UV e a luz azul são atitudes importantes que complementam a ingestão de colágeno e de ativos tecnológicos e inteligentes que estimulam a produção das proteínas da beleza – queratina, elastina e o próprio colágeno – em nosso organismo.”
Segundo Claudia, além de serem um bom indicador de como está sua saúde, pele, unhas e cabelo também favorecem nossa autoestima. “Unhas fortes, cabelos brilhantes e pele firme são a combinação perfeita para qualquer um. Essas proteínas valorizam a saúde e a beleza da pele, cabelos e unhas, favorecendo a longevidade, força, firmeza e luminosidade, além de desacelerar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.”
Já Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos, explica por que devemos repor o colágeno após certa idade. “Esse processo começa quando estamos na casa dos 30 anos e acelera na casa dos 40, levando aos sinais evidentes do envelhecimento. A perda de colágeno é um processo natural, mas outros fatores, como exposição aos raios UV, poluição e estilo de vida, podem levar a sinais antecipados ou mais intensos do envelhecimento”, afirma.
Mas afinal, o que é o colágeno? “O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, compondo cerca de 30% de nosso teor proteico total. Garante a integridade, elasticidade e força dos tecidos conectivos do corpo e, assim, mantendo a forma e a função de nossa pele, cartilagem e ossos”, explica.
A farmacêutica também conta que, por mais que grande parte da nossa alimentação seja rica em proteínas, depois de certa idade fica mais difícil suprir a necessidade de colágeno. “A recomendação é iniciar o consumo de colágeno a partir dos 25 anos. Trabalhar na prevenção é a melhor opção.”
E não é só na nossa aparência que esse composto faz milagres. O colágeno também alivia dores nas articulações, mantém o coração saudável, previne a perda óssea e age na massa muscular.